Fazendo a sua cerveja - Parte Final

ENGARRAFANDO SUA CERVEJA

Após a fermentação e a decantação da cerveja, passaremos para o engarrafamento. Para isso teremos de passar a nossa leva para uma panela ou a própria bombona que deverá ser graduada para saber quantos litros sobrou no final do processo, pois essa será uma informação importante, pois teremos de medir a quantidade de açucar que teremos de usar para cada litro. Faremos uma calda de açucar usando de 6 a 8 gramas de açucar por cada litro, pois essa açucar irá criar o CO2 e espuma na cerveja, fazendo assim , uma segunda fermentação na garrafa o que chamamos de " Primming". Após calcular a quantidade de açucar certa, geralmente eu uso somente 6 gramas para cada litro, evitando assim excesso de CO2, pois tem garrafas que pelo uso prolongado pode não aguentar a pressão e estourar, podendo causar acidentes. Lembrando que usaremos somente garrafas apropriadas para cerveja.

  Para o Primming usaremos a quantidade ja medida de açucar  e agua filtrada ,nem pouca e nem muita, fazendo assim uma calda que deverá ser fervida entre 10 a 15 minutos para inversão dos açucares. Apos resfriar a calda, adicione na cerveja e agite com uma colher para homogenizar por igual. 


Encha as garrafas que deverão ser bem sanitizadas com cloro e bem limpas para evitar contaminações. Após serem bem lavadas com cloro, podemos ainda enxagua-las com agua quente para eliminar o cheiro desagradavel do cloro. Eu lavo bem e coloco ao sol para secar, dando um banho antes do engarrafamento com ácido peracético.  


Usando tampinhas apropriadas e máquina de fechar, colocaremos as garrafas deitadas em um local fresco e longe da claridade para formação do gaz e apuração do sabor. Tempo esse que durará de 10 a 15 dias. Após o quinto dia, eu ja abro uma garrafa para acompanhar a fermentação.


CONSIDERAÇÕES FINAIS

   Seguindo todos esses passos faremos uma boa cerveja, mas fazer cerveja vai depender muito de cada pessoa, eu levei mais de 10 anos para chegar a fazer uma boa cerveja, mas hoje em dia com toda informação e matérias-primas disponíveis tudo ficou mais fácil. Tem pessoas que em duas ou três vezes pega  a mão e nunca mais erra pois a cada leva vai melhorando. Lembrando que todo esse processo tem de ser o mais limpo possível, os materiais usados não pode ser utilizados para outros fins e produtos de higiene e limpeza sempre fará parte do meio. Evite usar produtos que deixam cheiro, use detergentes neutros para lavagem  dos utensílios e tenha sempre a mão bactericidas para sanitizar os materiais. Faça parte de comunidades na internet e visite sites e blogs relacionados ao assunto.

zelitosilva@gmail.com






Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas