Fazendo a sua cerveja - Parte 08

VAMOS COMEÇAR A NOSSA PRODUÇÃO

  Baseado na fórmula de uma Blonde Ale, vamos dar inicio a nossa cerveja. A principio vamos fazer 20 litros de cerveja, mas para isso precisaremos de uns 30 litros de agua para brassagem e lavagem do malte, pois vamos perder líquido na mosturação e na fervura.Vamos por partes:

Passo 01- Moa  o malte de forma a quebra-lo deixando-o nem muito moido para evitar o esfarinhamento e nem muito inteiro. Faça isso regulando o moedor.

Passo 02- Como temos 4 kilos de malte, usaremos entre 2.5 a 3 litros de agua para cada litro de agua, nem menos nem mais que isso para uma maior eficiência. Aqueça a agua a uma temperatura de 40º C desligue o fogo e jogue lentamente o malte, deixe em repouso nesta temperatura por 15 minutos. 

Passo 03- Meça o PH do mosto, que deve estar entre 5.0 a 5.5, se estiver acima ou abaixo desse patamar, use o produto indicado para corrigi-lo, sendo que o ideal seria se estabilizar em 5.2 de PH.

Passo 04- Eleve a temperatura do mosto para 65ºC, subindo cerca de 1 grau por minuto. Quando chegar a 65ºC, desligue o fogo e deixe nessa temperatua por cerca de 60 minutos. De vez em quando meça a temperatura, quando abaixar para 60ºC eleve novamente para 65ºC, faça isso por 1 hora.

Passo 05- Após isso eleve a temperatura para 70ºC e deixe por 20 minutos, sempre subindo 1 grau por minuto.

Passo 06- Agora vamos fazer o nosso teste do "iodo". Pegue uma pequena amostra do mosto e jogue em um prato de esmalte branco ou pirex. Pode ser também um azulejo de cor branca. Pingue algumas gotas de "iodo" comprado em farmácia. Se a cor do mosto ficar em tom dourado é que houve a conversão do amido, senão, deixe a temperatura em 70ºC por mais um tempo até acontecer a conversão. Geralmente se seguido a risca essa brassagem, não dará problemas.
Obs.: Quando ainda não houve a conversão, a cor da amostra fica em tom azulado escuro, quase roxo, faça o teste quando o mosto estiver bem no inicio dos 65ºC para ver a diferença.

Parte 07- Convertido o mosto, eleve a temperatura para 78ºC e deixe por 10 minutos.

Parte 08- Peque um balde ou outra panela a disposição e abra a torneira da panela de brassagem que deve ter um fundo-falso para a saida do mosto ja filtrado e sem o bagaço. Quando restar somente o bagaço do malte, feche a torneira e va jogando aos poucos uma agua ja previamente aquecida entre 75ºC a 80ºC para lavagem do mosto que ainda tem bastante açucares convertido, fazendo assim uns 23 ou 24 litros de volume final.




Comentários

Postagens mais visitadas