Fazendo a sua cerveja - Parte 07

ALGUMAS CONSIDERAÇÕES

   Inicialmente iremos fazer uma cerveja de alta-fermentção usando um fermento apropriado para a leva e ser feita. Como expliquei anteriormente não iremos entrar em detalhes, deixando isso a cargo de quem se interessar em se aprofundar na arte cervejeira. O objetivo aqui é fazer com que as pessoas tenha um interesse na causa. Quanto ao tipo de cerveja, estilo , variedades de malte, espécies de lúpulos, sua origem, níveis de alfa-ácido de cada um, fica a cargo do aprendiz pesquizar. Material sobre o assunto hoje na internet é vasto. Digo isso porque ja encontrei uma imensidão de pessoas que querem aprender fazer cerveja e tem preguiça de estudar e pesquisar.


   Usaremos o malte pilsen e  uma porção pequena  de malte Caraaroma que é um malte que vai dar uma cor dourada na leva. Podemos também pegar uma porção do próprio malte pilsem  e torrar no forno até que fique numa cor marrom. Para torrar o malte poderemos usar uma assadeira levando ao forno e mexendo de 5 em 5 minutos para torrar por igual e não queimar.


   Quanto ao lúpulo usaremos o Galena, mas fica a cargo de cada um usar um outro, devendo levar em consideração o nivel de Alfa-Ácido de cada um. O Galena tem 13% de A.A que é o nível de amargor ( IBU ). Se usarmos um outro com um nível menor de A.A., teremos de usar uma quantidade maior. Existe fórmulas que calcula a quantidade a ser usada de lúpulo para se conseguir determinado IBU ( amargor ). Ao comprar o seu lúpulo, na própria embalagem ja vem especificando o nivel de A.A da cada variedade. Para saber a quantidade a ser usado na sua leva, voce pode usar algums programas que pode ser baixado na internet. Eu particularmente uso o BeerSmith que pode ser baixado em: www.beersmith.com

Comentários

Postagens mais visitadas