O MUNDO DA CERVEJA

   Agora vamos dar inicio a uma viagem pelo mundo da cerveja. Agradecendo ao meu amigo Douglas Chamon por ter me presenteado com uma linda coleção de vários fascículos versando sobre o mundo das cervejas, vou começar a postar aqui no Blog as mais interessantes começando pelo berço da cerveja no mundo: A Belgica.

BÉLGICA

   É o País com a maior diversidade no mundo em se tratando de cerveja. Não existe em qualquer outro País do planeta uma gama mais variada de estilos. Um País de apenas 11 milhões de habitantes que faz divisa com a França, Holanda e Alemanha e  que fala três idiomas: Francês, Alemão e Holandês é o que mais leva a sério a questão da cerveja. Tida como paraiso dos cervejeiros tem como capital Bruxelas que com 2 milhoes de habitantes valoriza os cafés e pubs onde a cerveja faz parte da vida social.

ALES TRAPISTAS

   Reservadas a oito mosteiros: Achel, Chimay, Orval, Rochefort, Westmalle e Westvleteren, na Bélgica; Koningshoeven, na Holanda: e Engelszell na Áustria. São cervejas feitas em mosteiros por monges Trapistas sendo mais comum as variedades: Dubel,  Tripel e Quadrupel.   Existem também as Ales de Abadia que são idênticas às Trapistas só que são produzidas por cervejarias comeciais, seculares que adotam as mesmas técnicas utilizadas pelos monges. A partir de 1999 algumas dessas empresas mantêm acordo de produção de cervejas semelhantes com as ordens religiosas sem mencionar serem Trapistas.







Comentários

Postagens mais visitadas